La calma è la virtù dei forti

Olha...estamos em 2010 e muita coisa mudou em minha vida rsrs descrição do início do blog: ____ Em poucas palavras,sou: EXPLOSIVA/CHEIA DE ENERGIA/CURIOSA/FORTE eu ñ conseguiria me resumir em uma só palavra!Acredito que ninguém consegue este trunfo!Mas uma coisa eu sei: Tenho umas esquisitices..mas ñ sei se as poderia revelar aqui num blog...e desta forma...

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Italy

Um mistério que tento desvendar há anos... tente descobrir! se for capaz.

28 setembro, 2006

Ankh - Cruz Ansata - Cruz Egípcia

Um símbolo que uso sempre uso.

O ankh é egípcio. E, ao que tudo indica, surgiu na Quinta Dinastia. É um hieróglifo encontrado largamente na arte do Egito Antigo. Ele aparece gravado nas colunas dos templos de Karnak, Edfu e em outros lugares. Pode-se vê-lo também gravado ou pintado em murais no Templo de Luxor, no Templo de Hatshepsut, Medinet Habu e outros, bem como em obeliscos e nas paredes de túmulos. Cenas vívidas pintadas em paredes de templos ou túmulos (devido a seu significado ligado à vida e morte) muitas vezes representam um deus estendendo o ankh ao faraó. Um exemplo disso está no túmulo de Amenhotep II onde vemos o ankh sendo-lhe entregue por Osíris. A popularidade do ankh se comprova através dos vários objetos do cotidiano moldados na forma do ankh: colheres, cetros, espelhos, etc. Na tumba de Tutankhamun, um porta-espelho dourado foi encontrado na forma de um ankh, num claro jogo de palavras, porque a palavra egípcia para espelho também é "ankh". Os Deuses egípcios sempre o carregavam em uma das mãos, simbolizando o poder que eles próprios possuíam sobre a vida. Como se eles fossem os mantenedores da mesma, atuando sobre a origem e o princípio de tudo. As pessoas carregavam este símbolo como um amuleto para a longevidade (será que daí veio a conexão com a imortalidade dos vampiros???). Várias são as teorias que tentam desvendar a origem do ankh. Muitos vêem o ankh como a representação do útero, com seu topo arredondado, símbolo de vida e fertilidade. O ankh também é conhecido como a Chave do Nilo, representando a união entre Osíris e Ísis, que originava as cheias periódicas do Nilo, fundamentais para a sobrevivência do povo egípcio. O significado do ankh se liga fundamentalmente aos conceitos de vida e morte, ou melhor, de vida eterna. É neste sentido que ele é tradicionalmente representado com as divindades egípcias, sendo segurado pelo círculo como uma chave, uma chave que abriria os portões da Vida e da Morte. Por suas semelhanças com a cruz cristã, o ankh chegou a ser assimilado pelos cristãos cópticos, de forma que também é conhecido como a cruz ansata, cóptica ou egípcia. Posteriormente, contudo, veio a ser proscrito e identificado com paganismo, ocultismo e satanismo, sendo ainda contemporaneamente considerado um símbolo diabólico por muitos (em parte devido ao uso dele pelo movimento ocultista em fins do século XIX e pela Nova Era, a partir da década de 60). Hoje em dia muito usado por praticantes da Wicca, Ocultistas e Góticos.

Eu uso porque acho bonito...e é um símbolo muito antigo...gosto de coisas antigas...e também o fato de ter um simbolismo que eu, pessoalmente gosto: lida com a vida e a morte.

Al

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home