La calma è la virtù dei forti

Olha...estamos em 2010 e muita coisa mudou em minha vida rsrs descrição do início do blog: ____ Em poucas palavras,sou: EXPLOSIVA/CHEIA DE ENERGIA/CURIOSA/FORTE eu ñ conseguiria me resumir em uma só palavra!Acredito que ninguém consegue este trunfo!Mas uma coisa eu sei: Tenho umas esquisitices..mas ñ sei se as poderia revelar aqui num blog...e desta forma...

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Italy

Um mistério que tento desvendar há anos... tente descobrir! se for capaz.

08 setembro, 2005

Dança Oriental/Belly Dance...Dança do Ventre



A dança do ventre tem suas origens provavelmente em toda a região mediterrânea e norte africana. Podemos afirmar isso de acordo com o grande número de evidências históricas recolhidas em escavações e construções antigas.
A primeira figura que pode ser comparada à Dança do ventre , é uma pintura rupestre datada de 6000 antes de cristo, encontrada numa caverna em Tassili n'Ajjer , na Argélia ( Norte da África). Era um culto estritamente feminino para a Deusa Mãe.

Em 4000 antes de Cristo surgiram as figuras de Naqada ( no egito) como vocês podem ver são lindas e claras evidências da dança oriental , no sentido de adoração ao sol e culto à fertilidade.
Por Volta de 1400 antes de Cristo , várias evidências se destacam, na Grécia, na Itália e no Egito.
A maior evidência de danças orientais na Grécia , Turquia e Itália é também de caráter ritual, incluindo principalmente ritos cíclicos , que representavam uma passagem de um estado à outro na vida dos participantes. Casamento,menarca( primeira menstruação), parto e morte eram sem dúvida as ocasiões preferidas para dançar, já que é destes eventos que temos registros. Esta figura foi encontrada num palácio na Pompéia ( Itália) em 50 antes de Cristo.
Mas foi em 1300 depois de Cristo com a invasão Árabe ao Egito, que esta dança se mesclou e ganhou o caráter festivo de hoje , perdendo parte de seu jeito sagrado e ritualístico e ganhando a conotação alegre e espontânea.A dança egípcia , a grega e a Italiana segundo Irena Lexová ( autora de Ancient Egyptian dances ) não continha movimentos bruscos e retos, somente sendo fluida e suavemente seqüencial.
(Como o Tsiftetelli, pode se dizer), e a parte mais solar, masculina e Brusca teria sido introduzida na dança pelos árabes e seu folclore, por que estes movimentos só apareciam em retratos das danças Árabes e Etruscas.Compara-se ao Tsiftetelli (ritmo da dança do vente Grega e Turca ), por que este não é brusco como o Baladi (Ritmo da dança do ventre árabe) A dança do ventre mudou de várias formas agora o Raks el Sharki, Baladi ou dança do leste era também parte da vida dos povos árabes , disseminado nas tribos de beduínos , foi caminhando e evoluindo por todo o oriente e sul da Europa.Dois tipos de bailarina foram sendo separados,as Almeés e as Ghawazi.
As Almées eram mulheres estudadas, poetizas, cantoras, e artistas, dançavam pela arte e de forma ritual. Já as Ghawazi, Ciganas em português, espalhavam a dança no comércio e viviam de dançar. Algumas Ghawazi se prostituiam , mas apesar disso foram estas as grandes antecessoras da dança cigana , das danças Andaluzas , Sevillanas e do Flamenco como andarilhas que eram..levaram a dança do ventre à Andaluzia aonde esta se estabeleceu e se diferenciou em 900 anos de domínio Mouro e desde então.Assim que ambas as personalidades foram responsáveis pela disseminação e enriquecimento da dança do ventre moderna.
As bailarinas dançavam com instrumentos diversos , e estas danças impressionaram o exército de Napoleão e artistas europeus que o retrataram principalmente durante o periodo entre 1700 e 1900.Portanto decidiram levar bailarinas egípcias(gawazi é claro) para uma grande exposição em Paris .Nesta fase ganhamos o nome 'Danse du ventre' e o estilo de roupa que usamos atualmente com lantejoulas , paetês e miçangas ( estilo Cabaret) Portanto a dança do ventre moderna tem um quê de Parisienne.
O que nos cabe , como shalomes modernas é espalhar esta dança sem vulgarizar a mesma e de forma a disseminar não só a beleza plástica , mas também a beleza essencial da dança, carregando a com amor em cada momento...principalmente enquanto dançamos.

Adoro dança do ventre.....sempre quiz deançar e aprender esta arte......espero em outubro começar a ter aulas...
Quero sentir os antigos...

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home