La calma è la virtù dei forti

Olha...estamos em 2010 e muita coisa mudou em minha vida rsrs descrição do início do blog: ____ Em poucas palavras,sou: EXPLOSIVA/CHEIA DE ENERGIA/CURIOSA/FORTE eu ñ conseguiria me resumir em uma só palavra!Acredito que ninguém consegue este trunfo!Mas uma coisa eu sei: Tenho umas esquisitices..mas ñ sei se as poderia revelar aqui num blog...e desta forma...

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Italy

Um mistério que tento desvendar há anos... tente descobrir! se for capaz.

26 janeiro, 2006

Acharam a avó de Tutankamon




Egiptólogos encontram estátua de avó de Tutankamon

CAIRO (Reuters) - Egiptólogos descobriram uma estátua da rainha Ti, esposa de um dos maiores faraós do Egito e avó do rei-menino Tutankamon, em um antigo templo em Luxor, disse uma autoridade egípcia na terça-feira.

Segundo a autoridade, a estátua de cerca de 3.400 anos estava surpreendentemente bem-preservada. O marido de Ti, Amenhotep III, governou em uma época que viu o renascer da arte egípcia.

"Era uma época de florescimento da arte no Egito antigo... Por trás de um bom homem está uma mulher forte. E ela era uma mulher muito forte", disse Sabry Abdel Aziz, chefe do Departamento Faraônico do Conselho Supremo para Antiguidades do Egito.

A rainha Ti era mãe de Akhenaton, o faraó adorador do Sol que é creditado por algumas pessoas como tendo começado a primeira religião monoteísta do mundo.

Abdel Aziz disse que a rainha Ti ajudou a preparar o filho de Akhenaton, Tutancamon, para o reinado.

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos descobriram a estátua de granito negro, de 160 centímetros de altura, no Templo de Mut, no antigo complexo de templos de Karnak.

A estátua está sem as pernas, mas fora isso está bem preservada, disse Aziz. Estava enterrada sob cerca de meio metro de rochas e areia.

Vária cártulas, ou símbolos de nomes reais, de Amenhotep III foram encontradas na estátua. O desenho da estátua permitiu aos pesquisadores identificá-la como uma obra da rainha Ti, da 18a. dinastia, disse Aziz.

Símbolos de um rei morto também encontrados na estátua indicaram que ela pode ter sido reutilizada cerca de 300 anos mais tarde por um governante da 21a. dinastia.


0 Comments:

Postar um comentário

<< Home