Dia da Mulher...mas uma data com essência comercial

Acho que esta driscriminação aconteceu quando nós, humanos, começamos a ter casas...juntar coisas nossas, ter terra e dar valor aquelas coisas todas e ter que passar aquilo para alguém, que serião seus filhos legítimos. O instinto animal, para ambos os sexos, diz que devemos 'cruzar' para prover novos indivíduos e gerar genes melhores...algo como aperfeiçoamento e continuidadde da espécie...e isto vale para TODOS OS ANIMAIS, inclui-se aqui o homem, claro. Seguindo ainda a linha do meu raciocínio de 'como aconteceu esta discriminação', continuo com o seguinte: o homem-macho teria que ter certeza de que aquela prole era tua de verdade, e não de outro macho, para assim ter SEUS genes passados, seu 'sangue' perpetuado e suas 'coisas' passadas para os filhos para que fossem cuidadas e passadas adiante, e assim a diante. O resultado disso, foi aprisionar a mulher numa gruta, com um único homem...mas isso vc deve estar achando nojento : “aí! Ela quer dizer que o certo é ter filhos com quem vc achar que seja o certo....sair com todo mundo...ser promíscuo”. Rsrs! Bom, esta é a natureza, mas em séculos de 'reclusão' e a invenção das roupas e etiqueta, os ânimos foram sendo acalmados, e hoje em dia, não temos ao ar livre, pessoas que não nunca se viram procriando loucamente nas ruas ..rsrs Se não fosse isso, tudo seria 'amor livre'...pense. Acabamos esquecendo que somos animais e de como tudo era simples, não todo sacanagem era somente para continuar a nossa rota no mundo.
Com esta reclusão, para legitimar a origem de seus filhos, a mulher teve que ficar 'trancada' nas grutas, cabanas, aldeias, para cuidar da prole....ela inventou tudo aquilo que era preciso em casa, pode até ter inventado a música, para passar o tempo...ou até pintado desenhos dentro das cavernas..sei lá! Isto tudo para passar o tempo. O homem-macho sentiu-se dono...proprietário daquela criatura que cuidava de suas micro-cópias e fazia artefatos de cestaria e barro.
Acredito que à partir daí começou esta falta de respeito. Quando uma pessoa enxerga outra como uma ferramenta, como objeto, como instrumento que fala (cito: na modernidade, os empregados que são apenas números para as empresas, os escravos para os romanos da Antigüidade -para eles os instrumentos que falam, as mulheres em boa parte de nossa civilização ), esta não enxergará no ser-objeto, os desejos, direitos e vontades deste! Por isso, acredito, que até pouquíssimo tempo, a mulher não podia fazer nada..SER NADA. Ainda sofremos preconceito sim...
Dizem que a civilização celta era matriarcal...a mulher era o centro...quando elas queriam ter filhos, escolhiam o candidato e fazia com ele o que ra para ser feito e...pronto! Tinha seu filho, ensinava sua língua, seus pós de cura...sua cultura. E quando quera outro filho, escolhia outro. Mas os romanos estragaram isto tudo...dominaram os celtas e assim, misturaram-se itens de cda cultura para florescer outra...que talvez seja o que vemos hoje na Irlanda...uma mistura da suas origens com a cultura romana. Sei lá, apenas suponho. Não sou historiadora, nem arquóloga, mas...suponho tudo isso, apenas.
Imagino se a cultura tão mística e diferente da nossa como a celta, cobrisse o mundo antigo... seríamos diferentes?: acho quesim! Ah! Não estou aqui para mostrar predileção por nenhuma cultura...não sou descendente de celtas e não sigo esta linha de pessoas da wicca. Sou descendente de italianos, mas se ainda fossem do norte, eu teria mais probabilidade de ter sangue “bárbaro” (para os romanos, quem não falasse latim, eram bárbaros), minha família da linha materna vêm exatamente da Itália, na região do Lazio, onde originou-se as línguas latinas...o povo romano antigo manteu sua central cultural-econômica-administrativa. Bom, eles dominaram o mundo e sua cultura, ou resquícios dela foram fincadas para sempre em mutos povos, em muitos locais no mundo, e perduram até hoje! O exemplo é o machismo que existem nos países dominados por povos da europa como Espanha e o Portugal. São culturas em que o homem é o centro, exemplo, o catolicismo domina o mundo...quem representa o mundo católico, o ser-mor, é um Papa, e porque um Papa não é uma mulher??? hein??? Na cultura italiana, o homem podia surrar sua mulher, mas por 'respeito' a ela e seus filhos, ele não a espancava na frente dos filhos!
Quantas vezes não escutamos do motorista do carro, quando acontesse uam barbeiragem: “Só podia ser mulher!!!” ??? E tem mulher que fala isso! O machismo é tão marcante que até as mulheres acabam sendo machistas...e ainda, por segundos, chegam a esquecer que são mulheres, e aquela ofensa, e uma ofensa para ela também! E dizer isto, só faz com que percamos respeito.
Somos todos igais sim! Temos os mesmos desafios, vontades, necessidades e capaciade, SIM!
Não devemos esquecer de quantas mulheres fizeram um belo papel na ciência...e algumas nem tão lembrada assim, é o que dizem sobre os cálculos que a mulher do Albert Einstein poderia ter feito para ela...cálculo nas física é fundamental para se provar uma teoria...e os méritos foram dele.
As mulheres são capazes de tudo! São intuitivas, fortes, agüentam mais a dor, vivem mais, dão a luz, são belas...podem se amar e ninguém acha ruim...alguns homens até fantasiam isso.
Bom, machismo e mulheres são assuntos que dão muitos o que fala, mas perfiro parar por aqui. O trabalho me chama..hehe!
Ah! matéria que encontrei na net e me inspirou a escrever mais babozeiras aqui.
eu vou indo...mas com vontade de fazer coisas ao som de ordinary day (Duran Duran), esta banda é brega, velha, mas é boa sim...
Al
************************************************************************************
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home